Quanto Menor o Conhecimento, Maior a Comunicação!

Se você tem o costume diário de apenas transmitir as ordens que recebe, distribuir materiais sem atenção ao que distribui, postar “selfies” pela Internet, repetir ideias que não são suas ou, algo do gênero, parabéns! Você sabe se comunicar!

Nos dias atuais, porém, as empresas tem dado preferência para candidatos que saibam mais do que apenas se comunicar. Elas desejam colaboradores que saibam informar!


A comunicação, palavra de origem latina, é uma forma de compartilhamento que, não significa propriamente, alguém transmitir “o novo”, ou seja, uma informação. Vamos simplificar?


Informação é o objeto a ser transmitido e, comunicação é um processo entre duas ou mais pessoas.

O mercado de trabalho sabe que, pouco adianta manter colaboradores que apenas saibam “passar dados” de um lado ao outro, pois para isso, servem os computadores e, as empresas já os têm!


O cérebro humano, ao receber qualquer tipo de mensagem, primeiro a decodifica em símbolos (representação da realidade, de acordo com experiências próprias); depois, separa-a em sinais (sentido lógico) e “ordenar” em frações de segundo, o que conseguiu captar, criando, também na mesma velocidade, um novo símbolo que substituirá o anterior.


Perceba que a informação dessa forma, se veicula no processo da comunicação, mas, que nem por isso, ela transmite o que deveria estar sendo transmitido.


Provavelmente foi por isso que David Ogilvy disse: “Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem”.


As empresas cada vez mais vêm dando preferência a pessoas que entendam esse fato e, por isso, eu acredito ser necessário que se adote novas estratégias comunicativas.


Por esse motivo, aproveito então para propor a você, duas importantes dicas sobre a comunicação:

*Quanto menos você souber, mais informações a respeito poderá obter, ou em outras palavras, quanto menor for o conhecimento, maior será a comunicação. Adquira novos conhecimentos, para captar os clientes!
*Pessoas que possuem experiências totalmente diferentes umas das outras, tem maior probabilidade de manter uma boa comunicação. Compartilhe informação, para fidelizar o público!

Vale lembrar que, em um processo comunicativo - como por exemplo, uma seleção - você sempre será o que comunicar ser!

11 visualizações

POSTS RECENTES

© 2019 Gutemberg Leite. Todos os direitos reservados.